terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Vida - Passado, Presente e Futuro

Perguntaram-me se era capaz de voltar atrás. Se era capaz de me entregar ao destino passado. De virar as costas à liberdade em troca de uma pessoa. Não. Orgulho?! Também não. Chamo-lhe consciência.
A vida é feita de acções e contra-partidas. Ironias e maldades. Mas coisa que não nos podem tirar, é a mentalidade para pensarmos em nós próprios e em tudo aquilo que nos rodeia.
Não nos damos conta do tempo a passar e somam-se as acções diárias. Junta-se a isso, a incrível necessidade de viver o dia de amanhã. Somos nós. Com tanta necessidade de viver o dia a dia e sonhar com o dia seguinte, para quê voltar atrás? O que é mau, está feito e o que é bom está perfeito.
Dizem que sou orgulhosa. Que não olho para trás, nem mesmo para ver o que já foi feito. Sim, olho. Mas não recuo.
O passado é feito de coisas boas e menos boas. É certo. Mas largar o presente para viver o passado? É impossível. A vida nunca será sempre composta de coisas boas. Mesmo que se recue nas acções, ou até mesmo, que se saltem obstáculos. A vida é o equilíbrio do bom e do mau. Há momentos que um deles se irá destacar, mas ambos estão presentes. Ontem, hoje, amanhã e sempre. Momentos e acções são meros pormenores na tão curta vida.
Depois de uma breve reflexão, cheguei à conclusão que, por vezes, seria bom mudar o passado para um presente melhor. Mas agora que penso nisso, se se voltasse atrás ao mínimo descontentamento, não haveria pessoas civilizadas, haviam crianças. Crescemos com os erros. Ajudam-nos a evitar armadilhas do destino. Mas para aprendermos com as coisas más, temos de ser recompensados com algo bom.
Por mais que pense em todos os pormenores, a minha opinião não muda. A vida continua para novos caminhos, não para aqueles que já foram traçados. Arrependo-me de ter feito e de não ter feito. Magoei e desiludi. Mas não volto atrás. Sei que há um futuro para concluir.

Sem comentários:

Enviar um comentário