domingo, 29 de agosto de 2010

Machismo


Vem dos tempos mais antigos e por vezes menos reais. Tornou-se um hábito tão forte por entre os imortais. Desde os tempos mais remotos, o homem foi sempre considerado o ser que melhor pode fazer. O ser do saber e da ordem. O ser que pode ter tudo o que quer com a fala. Já no tempo dos reis era assim. Só os homens tinham direito ao trono. As mulheres eram para segundo plano e as rainhas usadas para criar uma nova geração de reis. Coitado do rei que dizia apenas ter princesas no seu castelo.
Dizem que o homem foi feito para mandar e a mulher para fazer. Que tem o homem a mais que a mulher? O homem pode ter força, mas nós, mulheres, temos os sentimentos que um corpo precisa. De que serve um ser humano em si se de corpo não passa? Se da cara não escorre lágrimas? Tantas perguntas a uma só resposta. “Os homens foram feitos para mandar.”
Não me apetece. E agora?
Fracas são as mulheres que se deixam levar pelo medo de enfrentar. Não há mais num simples machista que corpo e mania, ego e estupidez. Mulheres onde está a vossa força? Onde está o vosso sentimento?
Para eles que nada fazem, a mulher tudo tem de fazer. Mas ajudar é pecado neste mundo masculino e ser ajudada, é uma bênção. No final de tudo feito, nada feito está. É assim a vida de mulher escravizada. Não há pior escravo do que aquele que pode fazer mas tem medo. O medo é o pior sentimento a mostrar a uma besta. É da ferocidade do monstro que a bela teme.
Deixam-se ficar vidas anos a fora sempre sem nada poder fazer. As mulheres além de escravizadas, são mal tratadas por seres que se julgam mais que os outros. Não há coisa que me mete mais nojo que o Machismo.
Nestes olhos já passaram muita coisa. E nesta mente, muitos pensamentos. A única vez que vi o meu avô a tentar bater na minha avó revoltou-me. Cobardes sejam os homens que batem a quem não pode responder. Sem nada pensar, ergui-me do meu conforto para enfrentar a besta que, enfurecida pelo sangue divino, mostrava os seus olhos enraivecidos pelo lado feminino. Ofereci o meu corpo para ser espancada em troca da segurança da minha avó. Um acto que o fez enfurecer mais. Não me podia bater. Não a mim. Tentou agredir-me vocalmente mas resposta eu sempre tinha. Sentiu-se ameaçado por uma mulher. Vi-lhe a cara tomar o seu toque vermelho vivo. A raiva em mim também se manifestava. A minha respiração meio alterada e os meus punhos serrados, mostravam uma figura que um homem deve temer. A minha coragem de enfrentar os homens é a mesma coragem que deviam de ter todas aquelas mulheres que passam por situações horríveis nas mãos destas bestas. Nunca me deixei ir abaixo por uma atitude machista. Eles não têm mão em mim. Não me auto-intitulo feminista, mas se houver alguma coisa, sou a primeira a defender as mulheres. Mostrem ao corpo que, sem sentimento, não passam de simples objectos de casa. Não passam disso. Esses que no sofá ficam, insistem e reclamam não passam de simples peças. Uma decoração já velha e usada que devia ser jogada fora o mais depressa possível.
Do meu coração e da minha história de vida, cria-se uma jovem corajosa. Não temo por ninguém e digo o que tiver a dizer. Sei que me arrependerei se não disser e mais poder eles terão. Não quero. Não posso deixar. Não baixo as armas!

10 comentários:

  1. Um texto completamente feminista, os homens também têm sentimentos. Há homens e homens. Os homens não querem ser machistas. Os homens também não gostam disso. Mas acontece que está na natureza das pessoas essas atitudes. Nos homens, e também nas mulheres. Se querem chamar de machistas chamem à natureza que foi ela que criou as diferenças entre os homens e as mulheres.

    ResponderEliminar
  2. Eles não o são por estar na Natureza. Muitos deles são porque são assim ensinados, e mais tarde, dá-lhes gozo rebaixar as mulheres.
    Não falo de todos os homens. Falo da espécie de homem que diz ser o centro de tudo.

    ResponderEliminar
  3. Mas a natureza é que criou as discrepâncias fisicas que levam a essa espécie de pensamento.

    ResponderEliminar
  4. Não é o fisico que leva ao psicologico. É os custumes que levam a população a não crescer.

    Eu falo dos homens no texto mas espero que fique claro que o texto foi feito sobre machistas. Não estou aqui para discriminar o homem como espécie mas de homem que se julga homem impondo o seu poder perante uma mulher que nada pode fazer.
    Infelizmente ainda há muitas prisioneiras do seu próprio lar.

    ResponderEliminar
  5. O machismo tem por base a superioridade do homem fisicamente. Afecta-os psicologicamente. Isso é culpa da Natureza. Não de quem criou o machismo.

    ResponderEliminar
  6. Mas há homens que aceitam as mulheres como são e os machistas mesmo, só aceitam as mulheres à sua maneira, obrigando-a a tal.

    ResponderEliminar
  7. Mas as imposições feitas por algumas mulheres também têm que ser aceites à força.

    ResponderEliminar
  8. Isso depende da mulher. Pode ter uma personalidade forte e não desistir até conseguir o que quer

    ResponderEliminar
  9. Mas pode perder o que quer por nao desistir.

    ResponderEliminar
  10. Tens alguma coisa a dizer, tens o meu msn e o meu nr de telemovel. Isto é para falarmos de machismo e não de relações

    ResponderEliminar